RESULTADOS

RENOVANDO MEU QUINTAL: OFICINA DE PALLET

Além de oferecer um palete para a site de financiamento coletivo, a oficina foi primordial para estabelecer um contato maior entre faculdade e comunidade, além de fomentar o engajamento entre os moradores. O grande objetivo foi divulgar a coprodução em andamento e despertar a comunidade quanto a sua capacidade em desenvolver estratégias para lidar com certos problemas do dia a dia, como a falta de espaço para estocagem, como já mencionado. Nesse sentido, o grupo de pesquisa, junto a um aluno voluntário do curso de Design, elaborou um mobiliário personalizado aparador, passível de ser executado pelos próprios moradores com a utilização de ferramentas simples. Ao final da produção, o mobiliário confeccionado foi sorteado entre os participantes, e outro mobiliário idêntico foi produzido para ser disponibilizado na plataforma Catarse .

A Coprodução "Renovando Meu Quintal" em tais casas agirá como modelo para que os demais moradores participantes possam reproduzir soluções positivas em suas próprias casas. 

A ação busca, além de trazer melhorias no quintal e na vida das moradoras, ampliar o sentimento positivo de pertencimento em relação à casa e à comunidade. A ação em duas casas também permite que as beneficiadas se ajudem, fortalecendo as relações de vizinhança. Assim as duas casas são o incentivo necessário para o engajamento e também exemplos de como ser resilientes, superando as adversidades através de mudanças pontuais e de fácil execução, trazendo o encorajamento necessário para uma melhor qualidade de vida de todos no bairro.

Dentro desta ação, houve um contato constante do grupo com os moradores, o que garantiu uma participação sem desistências. Além disso, a perspectiva de resultados concretos propiciados pelas atividades participativas fez com que os moradores auxiliassem ativamente na divulgação da ação e também na captação de recursos (ex: pedidos de doações em lojas, troca de materiais com vizinhos, etc.).

 

Apesar de não se encontrar ainda finalizada, o "Renovando Meu Quintal" apresenta resultados positivos quanto ao seu progresso e relevância da colaboração dos moradores envolvidos no mesmo.

Como produto final da oficina foi confeccionado um vídeo com registros do dia e um folder, onde possui o passo-a-passo do que foi ministrado na oficina, um manual prático onde o morador pode fazer seu próprio móvel seguindo as instruções.