CO-PRODUÇÃO 09
RENOVANDO MEU QUINTAL:
OFICINA DE PALLET
Após o levantamento de dados por meio de avaliações e medições técnicas nas casas, foram verificados sérios problemas construtivos, ambientais, econômicos e sociais, apontando a ineficiência do projeto, que deixa de fornecer moradia de qualidade.
A partir desse quadro, a coprodução ganhou nome de “Renovando meu Quintal”, que visa difundir a importância da presença dos espaços verdes (seja jardim, hortas), bem como a organização de todo o arranjo do ambiente externo, melhorando a estética e a funcionalidade do espaço como um todo. Para fundamentar a ação, foram considerados as seguintes informações:
-
Excesso de lixo e entulho nos quintais;
-
Problemas de estocagem de materiais de construção e equipamentos/produtos cotidianos;
-
Falta de permeabilidade;
-
Falta de espaços adequados para realização de atividades de extensão da casa- como receber visita, cozinhar, área de estar, descanso, entre outros.
Para reverter esse cenário o “Renovando meu quintal” definiu como objetivo revitalizar a área externa da casa de duas moradoras através de soluções pontuais, trazendo não só melhorias para as casas, mas também incentivando os demais moradores com bons exemplos e soluções de fácil execução que podem ser reproduzidas por qualquer pessoa.
A partir disso foi realizada uma reunião com as duas moradoras selecionadas, a fim de traçar seus anseios e necessidades a serem representadas no projeto, discutidos a partir de uma dinâmica que consistia em duas questões-chave: “eu gostaria que meu quintal fosse...” e “o que me impede” (de atingir tal objetivo).
A partir das respostas foi possível traçar as primeiras ideias para elaboração dos projetos individuais. Isto, em associação com as informações técnicas já levantadas pela equipe de pesquisa, permitiram o desenvolvimento dos projetos de forma horizontal, sempre levando em consideração todas as opiniões, limitações e vontades das participantes. As propostas visaram a melhoria da qualidade de vida dos residentes através da organização geral do ambiente externo, retirada dos entulhos existentes, finalização de muros incompletos e a pintura do espaço, bem como o design e montagem de mobiliários em pallet.
Os projetos incentivam a reutilização de materiais, a produção de móveis exequíveis (de baixo custo e adaptáveis) e impulsiona o plantio com a intenção de melhorar o baixo índice de áreas permeáveis e verdes nas residências. E, apesar de tratar-se de uma coprodução pontual, as estratégias tem potencial para serem replicadas na vizinhança – tornando-se bons exemplos de soluções palpáveis e funcionais para melhoria dos ambientes externos.
Uma vez que a primeira etapa de busca presencial por doações e parcerias com lojas de construção não deu certo, a equipe decidiu partir para a criação de uma campanha de financiamento coletivo online na plataforma Catarse.
Para tanto, seria necessário a busca por recompensas para incentivar as doações – o que deu origem à ideia de convocar artistas locais para participarem da coprodução e também forneceram algumas de suas obras para serem colocadas como recompensas, a fim de chamar um maior número de pessoas interessadas em ajudar o projeto. Tais iniciativas resultaram em uma parceria positiva entre a universidade, comunidade e os artistas, permitindo troca de conhecimentos, e empoderamento dos moradores com todos executando papeis necessários para a realização da ação.
Antes do dia da oficina, foi realizada a divulgação (tanto por redes sociais como pessoalmente), onde as pesquisadoras da pesquisa bateram de porta em porta convidando os moradores a participarem da oficina.
A oficina ocorreu no dia 04 de maio de 2019 no CEU (Centro de Esporte Unificados) do bairro Shopping Park. A oficina foi ministrada pelo aluno de design Rafael Rocha, onde ele instruiu os participantes da oficina a construir um aparador a partir de paletes de madeira.
Durante a oficina os moradores mostraram interessados a aprender e construir o aparador, colaborando na montagem do móvel. Alguns moradores que passavam por perto também somaram a oficina. No final o móvel montado foi sorteado para aqueles presentes, enquanto outro móvel foi disponibilizado como recompensa no site de financiamento coletivo.