7                          8                         9                         10                         11                         12   

CO-PRODUÇÃO 09

RENOVANDO MEU QUINTAL:

OFICINA DE PALLET

Após o levantamento de dados por meio de avaliações e medições técnicas nas casas, foram verificados sérios problemas construtivos, ambientais, econômicos e sociais, apontando a ineficiência do projeto, que deixa de fornecer moradia de qualidade.

A partir desse quadro, a coprodução ganhou nome de “Renovando meu Quintal”, que visa difundir a importância da presença dos espaços verdes (seja jardim, hortas), bem como a organização de todo o arranjo do ambiente externo, melhorando a estética e a funcionalidade do espaço como um todo. Para fundamentar a ação, foram considerados as seguintes informações:

  • Excesso de lixo e entulho nos quintais;

  • Problemas de estocagem de materiais de construção e equipamentos/produtos cotidianos;

  • Falta de permeabilidade;

  • Falta de espaços adequados para realização de atividades de extensão da casa- como receber visita, cozinhar, área de estar, descanso, entre outros.

Para reverter esse cenário o “Renovando meu quintal” definiu como objetivo revitalizar a área externa da casa de duas moradoras através de soluções pontuais, trazendo não só melhorias para as casas, mas também incentivando os demais moradores com bons exemplos e soluções de fácil execução que podem ser reproduzidas por qualquer pessoa.

 

A partir disso foi realizada uma reunião com as duas moradoras selecionadas, a fim de traçar seus anseios e necessidades a serem representadas no projeto, discutidos a partir de uma dinâmica que consistia em duas questões-chave: “eu gostaria que meu quintal fosse...” e “o que me impede” (de atingir tal objetivo).

A partir das respostas foi possível traçar as primeiras ideias para elaboração dos projetos individuais. Isto, em associação com as informações técnicas já levantadas pela equipe de pesquisa, permitiram o desenvolvimento dos projetos de forma horizontal, sempre levando em consideração todas as opiniões, limitações e vontades das participantes. As propostas visaram a melhoria da qualidade de vida dos residentes através da organização geral do ambiente externo, retirada dos entulhos existentes, finalização de muros incompletos e a pintura do espaço, bem como o design e montagem de mobiliários em pallet.

Os projetos incentivam a reutilização de materiais, a produção de móveis exequíveis (de baixo custo e adaptáveis) e impulsiona o plantio com a intenção de melhorar o baixo índice de áreas permeáveis e verdes nas residências. E, apesar de tratar-se de uma coprodução pontual, as estratégias tem potencial para serem replicadas na vizinhança – tornando-se bons exemplos de soluções palpáveis e funcionais para melhoria dos ambientes externos.

Uma vez que a primeira etapa de busca presencial por doações e parcerias com lojas de construção não deu certo, a equipe decidiu partir para a criação de uma campanha de financiamento coletivo online na plataforma Catarse.

Para tanto, seria necessário a busca por recompensas para incentivar as doações – o que deu origem à ideia de convocar artistas locais para participarem da coprodução e também forneceram algumas de suas obras para serem colocadas como recompensas, a fim de chamar um maior número de pessoas interessadas em ajudar o projeto. Tais iniciativas resultaram em uma parceria positiva entre a universidade, comunidade e os artistas, permitindo troca de conhecimentos, e empoderamento dos moradores com todos executando papeis necessários para a realização da ação.

Antes do dia da oficina, foi realizada a divulgação (tanto por redes sociais como pessoalmente), onde as pesquisadoras da pesquisa bateram de porta em porta convidando os moradores a participarem da oficina.

A oficina ocorreu no dia 04 de maio de 2019 no CEU (Centro de Esporte Unificados) do bairro Shopping Park. A oficina foi ministrada pelo aluno de design Rafael Rocha, onde ele instruiu os participantes da oficina a construir um aparador a partir de paletes de madeira.

 

Durante a oficina os moradores mostraram interessados a aprender e construir o aparador, colaborando na montagem do móvel. Alguns moradores que passavam por perto também somaram a oficina. No final o móvel montado foi sorteado para aqueles presentes, enquanto outro móvel foi disponibilizado como recompensa no site de financiamento coletivo.

FOLDER OFICINA PALLET.jpg
Cartaz de divulgação da Coprodução.
Dinâmica realizada durante reunião.
comparação.png
Comparação: fotos situação atual das residências (esquerda) e projetos propostos (direita)
Vídeo de divulgação do financiamento coletivo na
plataforma Catarse.
_DSC7644.jpg
Registro realizado durante a oficina de pallet.