7                          8                         9                         10                         11                         12   

CO-PRODUÇÃO 11

ORGANIZAÇÃO DOS QUINTAIS

Houve ainda a intenção de conscientizar os moradores presentes da importância e benefícios da limpeza e organização dos quintais, falamos sobre como fazer o descarte correto de itens que serão descartados e a forma correta de armazenar os pertences e materiais que podem ser usados futuramente.


No dia do evento e no local combinado, os integrantes do grupo de pesquisa e a professora de educação infantil Silvana Pavarine Pereira, que foi convidada para realizar uma contação de histórias com as crianças do bairro, enquanto a oficina acontecia. Entre as histórias que foram contadas, a principal era de um casal que construiu a própria casa com objetos que haviam sido descartados no lixo, para falar sobre o assunto da reciclagem e como é possível aproveitar objetos que não tem mais uso para construir outros ou serem usados de uma forma diferente. O intuito era conscientizar também as crianças sobre a questão do descarte correto e evitar o acumulo de lixo, além de ser uma diversão e distração enquanto os adultos estavam na oficina.

Cartaz.jpeg
Cartaz de divulgação da atividade.
DSC_0045.JPG
Equipe e moradores participando da organização.

No final da ação foram distribuídas cartilhas informativas, disponível abaixo, sobre o assunto para todos os moradores presentes como forma de orientá-los para que possam continuar com a ação por conta própria. Também foram distribuídos livros infantis de histórias para as crianças.

 

Algumas caçambas foram colocadas na rua do CEU do Shopping Park para que outros moradores também pudessem fazer a limpeza e organização dos próprios quintais a partir do incentivo da oficina, com um local adequado para o descarte do lixo.

DSC_0105.JPG
Contação de histórias para crianças.

Nessa Coprodução, o objetivo foi organizar os quintais dos moradores, para evitar o acumulo de lixo, que é um problema comum encontrado no bairro, de acordo com estudos da pesquisa RES_APO. Além de conscientizá-los sobre os males que isso pode trazer, como riscos para a saúdes, dengue, insetos, animais indesejados, entre outros. Também houve a intenção de organizar os quintais, que além de mais limpos e organizados ficam mais bonitos e podem ser usados pelas famílias como forma de integração, lazer e gera um benefício psicológico e bem-estar.