1ª ETAPA

    RES_APO 1

Pesquisa realizada durante o período de 2016-2017 pelos grupos [MORA], pesquisa em habitação da FAUeD/UFU, e [People, Environment and Performance] da SSoA da Universidade de Sheffield – TUoS financiadas pelo Santander Research Mobility Awards.

Corresponde à 1ª Etapa da pesquisa RES_APO, utilizando técnicas avançadas de Avaliação Pós-Ocupação (APO) e Coprodução para desenvolver procedimentos metodológicos de análise em conjuntos habitacionais de interesse social (CHIS) – aplicados em um estudo de caso em um empreendimento do Programa Governamental “Minha Casa Minha Vida”, na cidade de Uberlândia (MG), nomeado “Shopping Park”. A análise avaliou a capacidade de adaptação, transformação e resiliência do ambiente construído no atendimento às necessidades de seus moradores e os impactos decorrentes dessas transformações em curso, a partir de três elementos (ambient construído, agentes e usuários). A avaliação teve como foco questões sociais, funcionais, comportamentais e ambientais do ambiente construído.

INSTITUTOS

unnamed.png
SSoA-Avatar-White-WEB.png

PATROCÍNIO

santander-clear-logo-sm.png

RES_APO 1

    COPRODUÇÕES

Através das Coproduções, a pesquisa foca na capacidade de adaptação, transformação e resiliência do ambiente construído no atendimento às necessidades de seus moradores e o impacto ambiental decorrente dessas transformações em curso. Para verificação, as técnicas desenvolvidas, foram aplicadas em um estudo de caso na cidade de Uberlândia, intitulado “Shopping Park”. Essa pesquisa pretende subsidiar reflexões sobre como podemos construir a resiliência e a adaptabilidade local em preparação para os grandes desafios sociais como as alterações climáticas, escassez de recursos, os aumentos de eventos climáticos extremos, mudanças na demografia e assim por diante.

RES_APO 1

    FICHA TÉCNICA

DOCENTES
 

Profª. Fionn Stevenson
(Coordenadora internacional – SSoA – University of Sheffield - TUoS)

Profª Drª Simone Barbosa Villa

(Coordenadora nacional– PPGAU/FAUeD - UFU)
Prof. Dr. Fernando Garrefa

(PPGAU/FAUeD (UFU)

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Aline Ribeiro Souza

(FAUeD – Técnico administrativo, Laboratório de Conforto Ambiental e Conservação de Energia)

DISCENTES
Arq. Karen Carrer Ruman de Bortolli
(Mestranda PPGAU-FAUeD)
Arq. Juliana Silva Arantes (Mestranda PPGAU-FAUeD)
Paula Barcelos Vasconcelos (Graduanda FAUeD/UFU)
Vanessa Araújo Campelo (Graduanda FAUeD/UFU)

INSTITUTOS

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) Universidade Federal de Uberlândia

 

Sheffield School of Architecture

University of Sheffield (TUoS), UK.


PERÍODO

2016 a 2017 (11 meses)
 

FINANCIAMENTO/PATROCÍNIO
Santander Research Mobility Awards