ATIVIDADES REALIZADAS
ASSISTÊNCIA TÉCNICA 01
Na primeira etapa da pesquisa (até dezembro de 2019) foram selecionadas 8 famílias de baixa renda, residentes do bairro Shopping Park para participar da assistência técnica de projeto de arquitetura, com o intuito de atender as demandas dos moradores e solucionar os principais problemas das casas, relacionados a construção civil e a baixa qualidade do projeto arquitetônico.
Seguindo a linha da Coprodução, os projetos realizados foram desenvolvidos de forma participativa, ou seja, contaram com a participação ativa dos moradores durante as etapas de seu desenvolvimento, com o intuito de atender da melhor forma as necessidades de cada família, especificamente e com a orientação adequada de um profissional da área, o arquiteto e urbanista. Nesse caso foram 4 arquitetos membros da equipe, sendo cada um deles responsável por 2 famílias.
Os integrantes da equipe passaram nas casas situadas no recorte da área de estudo e conversaram com os moradores, além disso a panfletagem também aconteceu no espaço do CEU do Shopping Park e virtualmente nos grupos de Whatsapp.
Cartaz de divulgação da reunião
SELEÇÃO
Para escolher os integrantes do grupo de assistência técnica de arquitetura, foram definidos critérios de seleção, sendo: regularidade do imóvel; renda familiar (entre 0 e 3 salários mínimos); portador de necessidades especiais; quantidade de moradores em cada unidade e interesse de participação. Para comunicar a comunidade a respeito do projeto, foi feita a divulgação no bairro por meio de panfletos. bairro. No panfleto de divulgação haviam informações a respeito da reunião e seleção que aconteceria no dia 29 de agosto de 2019, bem como seu local e quem poderia participar.
Na primeira reunião, realizada no dia 29 de agosto de 2019 em uma das salas do CEU do Shopping Park, compareceram 16 moradores, que preencheram a ficha de inscrição. No primeiro momento os integrantes da equipe e os moradores se apresentaram e em seguida o projeto de pesquisa foi explicado.
Os principais problemas das casas que compõe o conjunto habitacional em questão, haviam sido detectados em etapas anteriores da RES_APO e foram apresentados de forma didática para os moradores, assim como a Lei de nº 11.888 de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.
Foi enfatizado que nessa pesquisa-ação há apenas a elaboração do projeto participativo para as 8 famílias selecionadas, durante as 6 reuniões, afim de encontrar as melhores soluções de acordo com o orçamento e gosto de cada morador, sem ajuda financeira ou execução de obras.
Ficha de cadastro ATHIS (1ª reunião)
Cartaz com um dos problemas principais (1ª reunião)
ORIENTANDO OS MORADORES
No dia 05 de setembro de 2019, com os participantes da etapa já selecionados, aconteceu a segunda reunião, na qual foi reforçada a importância do projeto e planejamento de obras, assim como o papel do arquiteto urbanista e suas competências, com o intuito de explicar para os moradores que seriam encontradas soluções para as necessidades de cada família, atendendo suas particularidades, que não foram levadas em consideração no projeto original da casa embrião. Na sequência cada família compartilhou as particularidades e problemáticas enfrentadas em suas casas.
Ainda durante essa reunião cada morador recebeu um kit contendo trena, papel, régua, lápis, calendário com os dias das reuniões destacados e prancheta; para que realizassem o levantamento de suas casas junto com os arquitetos. Para esse fim, foi realizada uma oficina rápida com o grupo na qual aprenderam a utilizar a trena para medir a sala em que estavam e desenhar sua planta baixa (esboço), para se familiarizarem com o desenho de projeto.
Cartaz com um dos problemas principais (1ª reunião)
Kits de levantamento distribuídos
ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS PROJETOS
Durante a terceira e quarta reunião, que aconteceram respectivamente nos dias 19 de setembro e 03 de outubro de 2019 se deu a discussão de projeto entre os moradores e arquitetos, para definir programa de necessidades, se haveriam reformas, ampliações ou adaptações no geral.
Na quinta reunião, que ocorreu no dia 17 de outubro de 2019, foram discutidos layout de mobiliário, esquadrias, bancadas e acabamentos como tintas, texturas de parede, forro, elementos vazados. Além disso foram discutidos valores aproximados que seriam gastos na execução dos projetos, para definir um orçamento para cada casa.
No dia 19 de dezembro de 2019, aconteceu a sexta e última reunião dessa etapa da pesquisa, no auditório do CEU do Shopping Park. Antes da entrega dos projetos, foi feita uma apresentação geral do material final e orientação sobre o manual de orientações técnicas entregue para cada morador. Então cada arquiteto se reuniu com os moradores para apresentar o resultado final dos projetos.
O produto final entregue foram os projetos de reforma de todas as casas, com planta de demolição e construção, maquetes físicas e imagens 3D das casas para facilitar o entendimento do resultado por parte dos moradores, desenhos e especificações técnicas, memorial descritivo da obra com definição das etapas a serem executadas e um manual orientando como realizar um projeto de reforma com um planejamento detalhado de como a obra deverá acontecer, visando o mínimo de desperdício e de gastos para cada família.