RESAPO + CAU/ATHIS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O apoio do CAU/MG tem como objetivo principal fornecer Assistência Técnica (ATHIS), através do desenvolvimento de projetos arquitetônicos, aos moradores de uma área definida, localizada no bairro Shopping Park, tendo como foco os problemas construtivos identificados a partir de análises realizadas na primeira etapa da pesquisa [RES_APO 1]. Paralelamente às atividades de ATHIS, foram realizadas Coproduções, com o intuito de proporcionar novas possibilidades de aproximação e interação com a comunidade, atingindo um número maior de moradores e, desta forma, permitindo a geração e disseminação de conhecimento de uma maneira mais ampla, potencializando a resiliência e a adaptabilidade em conjuntos habitacionais de interesse social.

user.png
Agindo.png
arquiteto.png
baixados.png

PATROCÍNIO

LogoCAUMG - Curta Negativa.png

ETAPAS DE TRABALHO

RESAPO + CAU/ATHIS

O patrocínio do CAU/MG tem duas frentes principais, a Assistência Técnica (ATHIS), com um grupo fixo e acompanhamento continuo da equipe, e atividades mais pontuais das quais todos os moradores do bairro podem participar; e as Coproduções, as quais têm sua própria equipe responsável. Diante disso, o trabalho se estrutura através das seguintes etapas:

 

1 - LEVANTAMENTO: Realização de levantamentos específicos das unidades habitacionais, providenciando um diagnóstico particular de cada residência para a próxima etapa;

2 - ASSISTÊNCIA TÉCNICA: Definição das ações necessárias, dentro do escopo do projeto arquitetônico, a partir do diagnóstico estabelecido. Para o mesmo acontecer, a equipe responsável estará em contato direto com cada morador;

3 - COPRODUÇÃO: Realização, de forma colaborativa, das soluções definidas na Assistência Técnica  (workshops).

 
 

RESAPO + CAU/ATHIS

METODOLOGIA

O planejamento e desenvolvimento da metodologia de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) foi elaborado pelos pesquisadores que participaram da pesquisa entre os meses de junho e julho de 2019, isto é, dois meses antes do início efetivo das atividades do projeto. Sendo a ATHIS um assunto relativamente recente na área de arquitetura e urbanismo, usamos como referência um material diversificado, como cartilhas, artigos, dissertações e material de simpósios, mesas redondas, e encontros sobre o tema.

Por ser uma pesquisa-ação foi trabalhada a necessidade de fazer visitas ao bairro e reuniões periódicas com os moradores no local. Em cada um dos encontros com a população, foi desenvolvida uma etapa do processo de projeto junto aos moradores. Entre a realização desses encontros, foram feitas reuniões da equipe de trabalho ATHIS para organizar as atividades e materiais necessários para os mesmos.

Entre os meses de agosto e dezembro de 2019 realizou-se o 1° Grupo de Trabalho, que desenvolveu oito projetos de arquitetura. Entre os meses de janeiro e abril de 2020, reestruturou-se a metodologia que foi colocada em prática pela segunda vez no 2° Grupo de Trabalho, onde produziu-se mais quatro projetos de arquitetura participativa. O prazo inicial para o término do projeto era abril de 2020, porém devido à pandemia do COVID-19, houve prorrogação de três meses para a finalização das atividades.

 

RESAPO + CAU/ATHIS

PÚBLICO ALVO

O público participante desse projeto compreende os residentes do Conjunto Habitacional de Interesse Social (CHIS) do Programa Governamental “Minha Casa Minha Vida”, localizado no setor sul da cidade de Uberlândia, intitulado bairro Shopping Park. A princípio, pretendia-se compreender os moradores do loteamento Sucesso Brasil, localizado no bairro Shopping Park, escolhendo 10 casas para atuação de forma direta (considerando que o recorte atinge 139 residências – com 40 unidades diretamente envolvidas.

Já em prática, a área atendida pelo projeto foi estendida, compreendendo moradores além do conjunto, devido à procura espontânea de moradores de outras localidades do bairro, mas mantendo-se o loteamento Sucesso Brasil como área foco.

Para a assistência técnica, foram contempladas 12 grupos familiares (8 famílias no 1° Grupo, e 4 no 2° Grupo), sendo um um total de 31 moradores) onde foram elaborados projetos arquitetônicos e prestadas consultorias através de reuniões periódicas. Além disso, as Coproduções realizadas em paralelo às atividades de ATHIS atingiram um total de 35 moradores, resultando, assim, em 76 moradores afetados diretamente por esse trabalho.

ASSISTÊNCIA

TÉCNICA

12 famílias

31 moradores

user.png

COPRODUÇÃO

35 moradores

user.png

76 MORADORES CONTEMPLADOS