top of page

ORIENTAÇÕES AO
         USUÁRIO

Através da pesquisa "BER_HOME" (Built Environment Resilience in Social Housing", ou "Resiliência no Ambiente Construído em Habitação Social"), é realizado o estudo da resiliência do ambiente construído em habitações sociais, que frequentemente têm que superar dificuldades socioeconômicas, ambientais e físicas impostas ao longo do tempo. São ameaças potenciais que aparecem tanto como interrupções (em horizontes de tempo curtos) quanto como ameaças difusas e lentas (por períodos mais longos). Essas crises afetam a capacidade de resiliência do ambiente construído porque estão ligadas à vida cotidiana, que é a escala de foco para qualquer projetista.

 

O objetivo principal é avaliar os fatores que constituem a resiliência no ambiente construído em habitação social com foco na unidade habitacional, identificando os principais atributos projetuais que lhe conferem resiliência.

Inpactos da (7).png
Adequação_Ambiental.png
Conforto Ambiental.png
Flexibilidade.png
Bem estar.png
Engajamento.png
Acessibilidade.png

ATRIBUTO
FLEXIBILIDADE

Flexibilidade refere-se à capacidade da residência de se adaptar as necessidades dos usuários, permitindo alteração na configuração física, na disposição espacial dos ambientes, e no uso e função dos cômodos.

Flexibilidade.png
Atributo
Indicadores

INDICADORES
FLEXIBILIDADE

Adaptação_a.png
Adaptação.png

ADAPTABILIDADE

refere-se à capacidade de conferir vários usos e a alteração de função no ambiente.

Ampliação_a.png
Ampliação.png

AMPLIABILIDADE

refere-se à capacidade de ampliar a área habitável da residência, permitindo corresponder as necessidades de adaptação do usuário.

Multif_a.png
Multif.png

MULTIFUNCIONALIDADE

refere-se à capacidade de corresponder a vários usos no mesmo espaço da residência.

RECOMENDAÇÕES

FLEXIBILIDADE

ESTRATÉGIA MODULAÇÃO.png
sistema de pilar, viga e laje.png
jardim de inverno COPIA.png
ESTRATEGIA ELETROFITA.ELETRODUTO.png
Recomendações
bottom of page