ORIENTAÇÕES AO
         USUÁRIO

Através da pesquisa "BER_HOME" (Built Environment Resilience in Social Housing", ou "Resiliência no Ambiente Construído em Habitação Social"), é realizado o estudo da resiliência do ambiente construído em habitações sociais, que frequentemente têm que superar dificuldades socioeconômicas, ambientais e físicas impostas ao longo do tempo. São ameaças potenciais que aparecem tanto como interrupções (em horizontes de tempo curtos) quanto como ameaças difusas e lentas (por períodos mais longos). Essas crises afetam a capacidade de resiliência do ambiente construído porque estão ligadas à vida cotidiana, que é a escala de foco para qualquer projetista.

 

O objetivo principal é avaliar os fatores que constituem a resiliência no ambiente construído em habitação social com foco na unidade habitacional, identificando os principais atributos projetuais que lhe conferem resiliência.

Matriz PNG.png
 
Adequação_Ambiental.png
Conforto Ambiental.png
Resistência.png
Flexibilidade.png
Bem estar.png
Engajamento.png
Acessibilidade.png

ATRIBUTO
        BEM ESTAR

Refere-se ao modo como o ambiente construído promove o Bem-estar dos moradores. Garantindo sensações de conforto, segurança e tranquilidade.

RESULTADOS
FICHA TÉCNICA
Bem estar.png
Adequação_Ambiental.png
Conforto Ambiental.png
Resistência.png
Flexibilidade.png
Bem estar.png
Engajamento.png
Acessibilidade.png

INDICADORES

BEM ESTAR

conectar-se_a.png
conectar-se_b.png

CONECTAR

Esse indicador pode ser percebido nas formas como o ambiente contribui para o desenvolvimento de relacionamentos, locais que criam oportunidades de as pessoas se conectarem e que apoiam encontros casuais.

aprendendo_a.png
aprendendo_b.png

CONTINUAR APRENDENDO

Esse indicador entende que o ambiente físico do lar possui grande influência no desenvolvimento intelectual de seu usuário. O ambiente construído precisa ser confortável fisicamente, seguro, iluminado, silencioso e apresentar boa circulação de ar contribuindo para desenvolvimento de atividades de aprendizados.

look_a.png
look_b.png

TOMAR CONHECIMENTO

Nesse indicador o ambiente construído pode fornecer espaços expositivos, áreas de contemplação – paisagismo – que possibilitem a observação significativa das pessoas, fazendo-as parar e prestar atenção ao seu redor.

move_a.png
move_b.png

SER ATIVO

Esse indicador apresenta as características no ambiente construído que possibilitem o desenvolvimento de exercício físico, isto pode ser pode ser feito de forma simples, como circulações adequadas, ambientes em diferentes níveis com o uso de escadas, por exemplo.

help_a.png
help_b.png

DOAR

É entendido como um sentimento altruísta, em ser educado, ajudar o próximo. Por isso a necessidade de desenvolver ambientes com características físicas positivas, como diversidade de usos, fáceis acessos, acessibilidade e qualidade espacial e visual.

 
Adequação_Ambiental.png
Conforto Ambiental.png
Resistência.png
Flexibilidade.png
Bem estar.png
Engajamento.png
Acessibilidade.png

RECOMENDAÇÕES

BEM ESTAR

EM CONSTRUÇÃO