
ORIENTAÇÕES AO
USUÁRIO
Através da pesquisa "BER_HOME" (Built Environment Resilience in Social Housing", ou "Resiliência no Ambiente Construído em Habitação Social"), é realizado o estudo da resiliência do ambiente construído em habitações sociais, que frequentemente têm que superar dificuldades socioeconômicas, ambientais e físicas impostas ao longo do tempo. São ameaças potenciais que aparecem tanto como interrupções (em horizontes de tempo curtos) quanto como ameaças difusas e lentas (por períodos mais longos). Essas crises afetam a capacidade de resiliência do ambiente construído porque estão ligadas à vida cotidiana, que é a escala de foco para qualquer projetista.
O objetivo principal é avaliar os fatores que constituem a resiliência no ambiente construído em habitação social com foco na unidade habitacional, identificando os principais atributos projetuais que lhe conferem resiliência.

ATRIBUTO
BEM ESTAR
Refere-se ao modo como o ambiente construído promove o Bem-estar dos moradores. Garantindo sensações de conforto, segurança e tranquilidade.

INDICADORES
BEM ESTAR
CONECTAR
Esse indicador pode ser percebido nas formas como o ambiente contribui para o desenvolvimento de relacionamentos, locais que criam oportunidades de as pessoas se conectarem e que apoiam encontros casuais.


CONTINUAR APRENDENDO
Esse indicador entende que o ambiente físico do lar possui grande influência no desenvolvimento intelectual de seu usuário. O ambiente construído precisa ser confortável fisicamente, seguro, iluminado, silencioso e apresentar boa circulação de ar contribuindo para desenvolvimento de atividades de aprendizados.


TOMAR CONHECIMENTO
Nesse indicador o ambiente construído pode fornecer espaços expositivos, áreas de contemplação – paisagismo – que possibilitem a observação significativa das pessoas, fazendo-as parar e prestar atenção ao seu redor.


SER ATIVO
Esse indicador apresenta as características no ambiente construído que possibilitem o desenvolvimento de exercício físico, isto pode ser pode ser feito de forma simples, como circulações adequadas, ambientes em diferentes níveis com o uso de escadas, por exemplo.

