7                          8                         9                         10                         11                         12   

CO-PRODUÇÃO 12

OFICINA VIRTUAL DE MOBILIÁRIO

A Oficina foi realizada de forma remota (virtualmente) devido à epidemia do Covid-19. Essa foi a forma que o grupo encontrou de continuar a realização das coproduções, visto que não poderia haver o encontro presencialmente. Então a oficina foi divulgada por meio das redes sociais do projeto, sendo Instagram e Facebook e compartilhada com os moradores em grupos de Whatsapp do bairro como forma de convidá-los para a realização da atividade.

Para realização da atividade 6 moradores receberam em suas casas 1 kit contendo todo o material necessário para reproduzirem os objetos, no qual haviam 4 tubos de PVC com 15cm de diâmetro e 30cm de comprimento; 4 tubos de PVC com 20cm de diâmetro e 30cm de comprimento; 1 tubo de cola para PVC; 3 folhas de lixa d’água; 1 lata de verniz para madeira; 2 tubos de cola para madeira; 1 pincel trincha e 2 cartilhas informativas que também descrevem o passo a passo e complementam os vídeos que receberam.

Sendo assim, foram enviados 2 vídeos e 2 cartilhas informativas da oficina virtual para os moradores do Bairro Shopping Park, por meio do whatsapp e também foram publicados nas redes sociais do grupo de pesquisa (Facebook e Instagram) foram cartilhas e 2 vídeos no total que mostravam um passo a passo com duração de aproximadamente 5 minutos, ensinando a confecção de 2 objetos, o primeiro vídeo ensinando a fazer uma estante com tubos de PVC e o segundo ensinando a fazer um banco de pallet. Os moradores que não receberam o material, também foram incentivados a participar e receberam os vídeos e as cartilhas para poder acompanhar o passo a passo. Os vídeos das oficinas podem ser acessados abaixo, nos resultados.

Cartaz.jpg
Cartaz de divulgação da Coprodução.
IMG-20200624-WA0013.jpg
Kits enviados aos moradores para confecção dos mobiliários.

O objetivo dessa Coprodução foi conscientizar os moradores sobre a importância e benefícios da organização das casas e mostrar opções de mobiliário fáceis de serem executados, sem gastar muito, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada casa. Além disso, ajudar na organização do espaço, que fica mais bonito e pode ser usado para a integração da família, o que contribui para gerar um benefício psicológico e bem-estar. A realização da oficina, também busca solucionar o problema da falta de mobiliário e de local para armazenamento de objetos, que é comum entre as casas do bairro.